Avaliação dos alunos___novas tendências
novas tendências recebidas por correio electrónico:
Avaliação dos alunos
A avaliação dos alunos---novas tendências
As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da
Educação.
Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm de adoptar, a bem dos tempos modernos.
Avaliação de um exercício nos tempos que correm...
(Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da Srª Ministra... )
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?
A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B . ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado , verifica-se que o primeiro algarismo (1) está
correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito
simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos...
a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão
dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o
exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para
a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... -
realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
..."EXCELENTE"...
...e afirmar que o aluno...
sorria está a ser filmado/a!
10 comentários:
...hehehe....
gostei... e parabéns pela tua imaginação...
mas temos de admitir que alguma coisa vai mal mesmo no ensino....
chegou a altura dos exames ... e aí temos novamente os desastres em Matemática....
como se entende que a maioria dos alunos não consiga lá chegar????
não consigo compreender....
não reparei se já foram os exames de Português ... mas a situação repete-se nesta disciplina...
beijinhos
olá Isabel-f
no início do post em cor azul, tem uma referência à origem do texto "recebidas por correio electrónico".
Os teus e os meus parabéns vão para o anónimo, autor deste texto.
:)
Peido
A eterna polémica dos exames está lançada.
Algo vai mal e a culpa nunca é de ninguém.
Um parecer prévio ás várias Associações de Professores, poderia muito bem resolver alguns dos problemas existentes no M. E..
:)
Aceitando tdas as críticas contra a ministra uma coisa n deixa de ser verdade no entanto: alguma coisa tem de mudar no ensino urgentemente. Cada vez se produzem mais analfabetos com diploma.
Fica bem.
:)
Tanta coisa para que ? so têm que copiar por aqui :
http://www.cabulas.pt.vu/
Tenho uma teoria que carece ainda de um teorema que a sustente. Está em trabalho de parto.
As classes dominantes aperceberam-se, desde a Revolução Francesa, que o que lhes causava instabilidade social era letrar o povo e a classe média baixa, uma vez que esses poderiam ser os novos dirigentes.
Assim, degradou-se o estado do ensino geral e só quem, oriundo das classes mais baixas, é que for mesmo bom chegará lá acima.
Em contrapartida a mediocridade dos filhos da classe dominante será salvaguardada pela frequência de colégios de renome.
Desenvolverei depois...
Está com piada!
Que ensino se vai ter afinal?
Sempre a piorar...
Mas já me ri!
Bjs
Quem já esteve numa reunião de turma de avaliação; e quem já teve que prencher papeladas com chavões destes vai rir-se ainda mais; até os alunos vão achar graça!
peido
Para que não restem dúvidas, não sou professor.
grande confusão aí vai!
exames! eu não disse que era a Ministra a fazê-los!
Mas tenho a certeza que não são feitos pelos Ministérios da Agricultura ou da Saúde...!
Programas demasiados extensos! talvez.
mas não são os professores a escolher o programa, mais uma vez é o M.E....
O que é bem claro neste post são as orientações que os professores têm para a Avaliação dos alunos, e qual a origem! mais uma vez o Ministério da Educação.
Estas famosas orientações, infelizmente, têm décadas de existência e já passaram por vários governos. É grave.
etc...
Como disse o Manel do montado, "desenvolverei depois..."
Eu também.
:)
Manel do montado
aquele abraço.
Não desenvolvas para uma privatização do ensino!
Com um governo SIMPLEX já espero um pouco de tudo, para animar a Portugalândia.
:)
Era uma vez um Girassol
rir faz bem à saúde...
:)
Tem um bom fim de semana.
Beijos
Acho mesmo que em breve poderá acontecer isso, mas não vai ter tanta piada !
bjs**
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