domingo, outubro 05, 2008

5 de Outubro- Dia Mundial do Professor

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR"Qualquer sociedade que aposte no capital humano, como mola fundamental para o seu desenvolvimento, não pode ignorar os seus Educadores e Professores e muito menos hostiliza-los, apoucando a relevância social da função docente.

Os Professores não merecem ser vítimas da demagogia fácil de quem utiliza como arma de arremesso a relação entre o investimento público na área da Educação e os resultados escolares obtidos, quer em termos absolutos, quer em termos relativos quando comparados com outros países europeus.

A manipulação dos números tem sido recurso frequente de responsáveis pela tutela da Educação para objectivar a campanha de destruição da dignidade e imagem pública dos docentes, esquecendo-se de que, apesar do acrescido esforço de investimento nos últimos anos, a Educação não constitui a prioridade das prioridades uma vez que, em matéria de gastos públicos, o Ministério da Educação não se situa no pelotão da frente, ficando atrás de outros como o da Saúde, Administração Interna, Defesa e Justiça..."

***Texto completo aqui ***

7 comentários:

lagartinha disse...

Quando andava a estudar, tive vontade de tirar o curso de Filosofia. A maioria das pessoas a quem comuniquei o facto, disseram-me com uma ponta de desprezo na voz: "E para quê? Para acabares a dar aulas?"
Infelizmente, já vem de longe este desprestígio.
A Srª D. Lurdes principalmente, devia agradecer aos seus antigos Professores o lugar que ocupa. Sem eles, andava a lavar escadas sem saber ler o nome dos detergentes...
Um abraço verde

Isabel Filipe disse...

é uma vergonha o que tems ido feito aos professores ...


bjs

Maísa disse...

Bem hajam senhores Professores. Hoje mais do que nunca. Apesar de sermos carne pra canhão seremos todos bem capazes de mostrar a este Governo de Incompetentes, que como bons profissionais, apesar de todas as agruras, conseguimos realizar dignamente um bom trabalho.
ADESENHAR, Beijinhos.

DESIRE disse...

As coisas não andam fáceis!
Feliz dia nacional dos "escravos"
Beijos prometidos

Odele Souza disse...

Realmente os professores NÃO têm tido o reconhecimento devido. Baixa remuneração e desrespeito são apenas dois exemplos.

Quando é que isto vai mudar?!

Boa semana e bjs de Odele e Flavia.

Pata Negra disse...

Desprezem-se os professores, dignifiquem-se os computadores!

Um abraço e Viva o 5 de Outubro, Abaixo a 5 de Outubro

Amaral disse...

Adesenhar
Ainda ontem vimos que para a UNESCO, no geral, os professores são mal pagos e há falta de professores. No entanto, em Portugal parece que se quer passar uma imagem contrária. Parece que os professores é que são os males da nossa sociedade. Pelo menos para os nossos governantes.
Boa semana
Abraço